As lamas do fundo do mar

Este é o Grande Buraco Azul um gigante buraco localizado a 40 km da costa de Belize em Recife do Farol. Ele formou mais de 150.000 anos atrás e agora é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Um popular destino de mergulho, o Blue Hole também atrai cientistas na esperança de encontrar respostas enterrado em sua lama.


Pode não parecer muito emocionante, e a maioria de nós até mesmo sair de nosso caminho para evitá-lo. Mas a lama é realmente fascinante coisas. Por quê? Bem, por um lado, estudar a lama pode nos ajudar a compreender melhor vários processos naturais e fenômenos. Por exemplo, os sedimentos em uma camada de lama pode lançar luz sobre a origem da água que carregava.

Como ocorre

A lama do fundo do mar pode nos ensinar sobre a acidificação dos oceanos. E a lama pode até mesmo ajudar os cientistas a descobrir quando e onde furacões atingiu no passado, muito antes de os seres humanos que estavam ao redor para manter o controle das coisas. Em um sentido, lama mantém um diário de eventos que ocorrem na terra, mas cabe a nós decifrar os "recordações.

Nesta atividade, você criará um modelo de sedimentos coletados a partir do Blue Hole por cientistas e usá-lo para interpretar os eventos climáticos ocorridos na região. O objetivo desta atividade é entender como os cientistas usam evidências indiretas para fazer inferências sobre o que o clima da terra foi, como no passado.


Antes de tentar colher informações a partir do barro, ele ajuda a compreender como a lama formas em primeiro lugar. Quando a água como a chuva cai sobre a superfície da terra e corre sobre a terra, ele é chamado de escoamento superficial. Escoamento, guiado pela topografia e gravidade, eventualmente, fluxos em algum maior corpo de água.

As informação

O que pode esta água estar levando junto com ele? Coloque um pouco de água em uma jarra e adicione 2-3 colheres de sopa de solo. Shake it up. Imediatamente após a agitação, o que você observa sobre o solo, na água? Apenas sobre todo o escoamento, não importa onde ele está indo, geralmente carrega partículas junto com ele. A maioria destas partículas, o que pode incluir lodo, solo, areia e pequenas pedras, são chamados de sedimentos.

Olhar para trás em seu frasco de solo o que você observa sobre as partículas do solo agora? Permanecem flutuando na água? A maioria dos sedimentos que ser feito junto com o segundo turno vai de vento em qualquer corpo de água, o escoamento flui para dentro. Ele não tem muita escolha!


Vamos pensar sobre o Blue Hole. A boca do buraco é de cerca de 1.000 metros de largura, e a sua profundidade e precipita-se a 450 metros. Durante longos períodos de tempo, o que vai acontecer com o sedimento do escoamento flui para o sumidouro? Isso tudo se misturar, ou vai formar camadas, como um bolo?

A lama

O Grande Buraco Azul tem paredes compostas principalmente de calcário. Imagem por Xochitl Garcia. A maioria dos sedimentos ventos de até resolução sobre o fundo, na mesma ordem como ele foi como resultado, diferentes tipos de sedimentos que formam uma espécie de multi-camada de bolo.


Como pode memórias no sedimento ser recuperada? A coleta de sedimentos ventos do Mississipi Ilhas-Barreira (à esquerda) e o sedimento da amostra do núcleo tomadas a partir de Apalachicola Bay, Flórida cortado em segmentos, em seguida, reduzido a metade no sentido longitudinal (direita).

Comentários

Postagens mais visitadas